COM QUE IDADE A COR DOS OLHOS DO BEBÊ SE DEFINE?COM QUE IDADE A COR DOS OLHOS DO BEBÊ SE DEFINE?

Como se desenvolve a cor dos olhos dos bebês? Quando se torna definitiva e que fatores influenciam a mudança da cor dos olhos dos bebês?

Com que idade a cor dos olhos do bebê se define? Bebês nascem com olhos claros, com uma cor entre um tom azul e cinza porque têm pouca melanina nos olhos. A melanina é um tipo de pigmentação que dá cor aos olhos, pele e cabelo. A quantidade de melanina na íris, a parte colorida do olho, irá determinar a cor definitiva.

O PAPEL DA GENÉTICA NA DETERMINAÇÃO DA COR DOS OLHOS DOS BEBÊS

O DNA que o bebê recebe dos pais determina se os seus olhos serão azuis, castanhos, verdes. O bebê pode nascer com olhos azuis (porque os olhos quase que não produzem melanina dentro do ventre ). Após o nascimento, a luz estimula a produção de melanina, o que pode alterar a cor inicial dos olhos que ou escurecem ou mudam mesmo de tom.

COMO SE  DESENVOLVE A COR DOS OLHOS  DOS BEBÊS

A melanina é uma pigmentação castanha e é a quantidade desta pigmentação presente na íris que determina se a criança terá

os olhos claros ou escuros. Ou seja, não existe pigmentação azul, verde ou cinzenta nos olhos, apenas o grau da cor castanha influência a cor definitiva. À medida que o tempo passa, a cor tende a definir-se de acordo com o grau de pigmentação da íris.

EM QUE IDADE É A COR DOS OLHOS DOS BEBÊS DEFINIDA?

Após o nascimento, a exposição à luz solar ativa a produção de melanina na íris e esta muda de cor até se tornar definitiva por volta dos 6/9 meses de vida.  Nessa altura, a íris já ganhou pigmentação suficiente para se conseguir determinar qual será a cor final. Pelos 12 meses, a maioria dos bebés já tem a cor definitiva estabelecida apesar de algumas

crianças apresentarem alterações sutis até aos 5/6 anos.

A cor dos olhos é determinada por fatores genéticos, à semelhança da cor da pele e dos cabelos. Assim, a cor dos olhos do bebê, é herdada dos pais ou, de acordo com uma complexa conjugação genética, a cor pode ser igual à de algum antepassado familiar.
A cor definitiva dos olhos depende da ação de três genes. Pais com olhos claros podem gerar filhos com olhos escuros se os bebés herdarem mais genes que produzam melanina. Depois dos 5/6 anos dificilmente ocorrem mudanças na cor dos olhos da criança.

Procurando saber outras curiosidades? Clique aqui.

Fonte: Mamãe me Quer

Conheça alguns de nossos Bodys para Bebês

VER OUTROS BODY