babyviajandoSejamos realistas: com um recém-nascido, você não vai ter tanto ânimo de viajar, a não ser que seja imprescindível. Você ainda vai estar se recuperando do parto, e o bebê exigirá atenção permanente: entre mamadas, trocas de fralda e muito sono interrompido, você vai ficar exausta!

A boa notícia é que, a partir de 3 meses de idade, bebês podem ser ótimas companhias de viagem. Não são mais tão frágeis mas ainda são muito “portáteis”: podem ser carregados de cá para lá quase sem reclamar, pois não estranham tanto a mudança de ambiente.

As coisas vão mudar depois que seu filho aprender a engatinhar e andar, portanto aproveite esta fase!

As últimas semanas da licença-maternidade são um ótimo período para dar uma escapada, antes de voltar à rotina do trabalho.

Dicas de saúde e segurança

• Carregue com você: creme antiassaduras, sacos plásticos para guardar fraldas sujas, fraldas limpas e o analgésico recomendado pelo seu médico para o caso de febre.

• Se a viagem for de avião, dê o peito ou a mamadeira durante a decolagem e a aterrissagem, pois o movimento de sucção ameniza uma eventual dor de ouvido.
• Leve bonés, chapéus e filtro solar com fator de proteção acima de 30 para o bebê (muitos pediatras não recomendam o uso de protetores solares até os 6 meses por risco de reação alérgica).
• Proteja o bebê do sol dentro do carro, instalando um daqueles painéis especiais para fazer sombra ou então improvisando uma “cortininha” com uma fralda de pano.

• Utilize uma boa almofadinha para proteger o pescoço do seu bebê

almofada pescoçorosa

 

• Em viagens de carro, bebês de menos de 1 ano devem obrigatoriamente sentar em cadeirinhas viradas para o vidro traseiro, de preferência no assento do meio do banco de trás.

Não deixe o bebê dormindo dentro do carro estacionado, e cuidado com o calor se ele estiver dormindo no carrinho.

Fonte :  http://brasil.babycenter.comhttp://brasil.babycenter.com